A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, teve inicio na segunda década do século XII, com a fusão de dois ideais em ascensão na idade média: a cavalaria de guerra e o monasticismo, ou seja, unir o guerreiro ao monge cristão em uma nova ideologia. A história diz que a finalidade principal seria proteger os peregrinos europeus até o destino da cidade sagrada de Jerusalém, recapturada do domínio muçulmano pelos Cruzados. No entanto a fortes indícios de que havia algo mais.
domingo, 2 de dezembro de 2012
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Templários - Cavalaria de Guerra
A Cavalaria de Guerra é um elemento de grande importância na história antiga, na idade média e principalmente para os Templários. Não se sabe a origem certa dos cavalos de guerra, possivelmente foram introduzidos pelos egípcios, assírios ou chineses. Independente da sua origem o mais fascinante foi capturar, treinar e domar esse animal arisco, um desafio de grandes proporções para a época, somado a necessidade de desenvolver acessórios para montaria, tração e demais utilidades do animal. O conjunto arreio, cela e estribo que conhecemos hoje foram inventados e aprimorados pelos chineses a 1.000 a.c., o que possibilitou ao homem manusear o cavalo com facilidade para o trabalho e também transformando-o em arma mortal, tanto na defesa quando na conquista de novos territórios.
sábado, 13 de outubro de 2012
Templários - Cruzadas
As Cruzadas foram as investidas militar cristã contra os "inimigos de Deus", aqueles que não acreditavam em Jesus Cristo. Partindo da Europa com destino a Jerusalém e demais localidades consideradas Terra Santa. Totalizando 9 expedições num período de 176 anos. No inicio era chamada de Guerra Santa, possivelmente a primeira vez que o termo tenha sido utilizado, a palavra cruzada surgiu mais tarde em função da vestimenta ser identificada por uma cruz vermelha para diferenciar os soldados de Cristo. O evento também teve um caráter de penitência, peregrinação e até para se conseguir uma graça divina, mas, para os homens ambiciosos do poder ocultava motivos políticos e econômicos muito maiores, alguma diferença das guerras de hoje? Foi nessa época que a Ordem dos Cavaleiros Templários teve propósito.
domingo, 7 de outubro de 2012
Templários - Entendendo Jerusalem
Jerusalém é o principal palco da história templária, está localizada na Palestina sendo uma importante passagem entre a África e a Ásia, por isso tornou-se motivo de disputas desde o século XV a.c.. Mas nem sempre foi assim, houveram épocas de prosperidade como no reinado de Salomão, filho de Davi, no primeiro milênio antes de Cristo, porém depois de sua morte, novamente a região passa por grandes turbulências até a chegada dos romanos que a dominaram de 63 a.c. a 638 d.c. e novamente a região teve prosperidade, embora marcada por grandes rebeliões. Durante o período do Império Bizantino a população tornou-se de maioria cristã, que era a religião oficial dos romanos na época.
domingo, 30 de setembro de 2012
Templários - A Idade Média
Iniciando no século V e terminando no XV, era uma época onde predominavam as crenças sobrenaturais, o fervor religioso do catolicismo, os santos e a inquisição, os cavaleiros de armaduras, escudos, lanças e espadas, a exploração do trabalho dos camponeses e a desigualdade social, o comércio diversificado, a luz de velas, tochas e lampiões, os magníficos castelos de pedras e seus poderosos condes e reis, os grandes barcos de madeira, os cobiçados tesouros de prata, ouro, pedras preciosas e relíquias de todo tipo. Contradições, conspirações, disputas, invasões, idéias complexas e muito mais marcaram essa época, também conhecida por Era das Trevas. Desses dez séculos em que durou, os templários estiveram em atividade em praticamente dois séculos inteiros.
domingo, 12 de fevereiro de 2012
O Inicio
Já não me lembro mais quantos livros li, nem quando me interessei por ler, acho que foi quando ganhei um livro de presente de aniversário da minha prima Narinha, desde então não parei mais. Leio como passa tempo, para satisfazer minha curiosidade e para viajar no mundo da imaginação, meus livros prediletos são romances e aventuras que remetem ao inicio da era cristã ou anterior, de preferência que tenham muitos volumes, que relatem o modo de vida, de pensar e político de uma época que não vivi.
Mas ai surgiu a vontade de escrever, já contava histórias desde criança para meus amigos e depois para meus filhos, agora incentivado pela minha esposa criei esse blog. Confesso que foi uma decisão difícil, não é uma escolha profissional e sim um novo passa tempo que permite compartilhar com minha família e amigos. Vamos nessa!
Lui Tiepolo
Assinar:
Postagens (Atom)