domingo, 2 de dezembro de 2012

Templários - O Surgimento da Ordem

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, teve inicio na segunda década do século XII, com a fusão de dois ideais em ascensão na idade média: a cavalaria de guerra e o monasticismo, ou seja, unir o guerreiro ao monge cristão em uma nova ideologia. A história diz que a finalidade principal seria proteger os peregrinos europeus até o destino da cidade sagrada de Jerusalém, recapturada do domínio muçulmano pelos Cruzados. No entanto a fortes indícios de que havia algo mais.


O reino de Jerusalém fora herdado por Balduíno I no ano de 1100, porém a situação era de extrema precariedade e instabilidade, pois os Cruzados precisaram retornar a suas terras de origem e Jerusalém tornou-se uma ilha cristã no meio dos então infiéis muçulmanos. Tudo era difícil, não se conseguia estabelecer uma rota segura para a Europa, muito menos manter uma rede de comunicação, quase não tinha habitantes e os trabalhos eram prejudicados por falta de mão de obra. Por sorte os muçulmanos estavam abatidos e não conseguiam eleger um líder capaz de unir seus diversos povos. Mas os devotos não se intimidavam, lançavam-se na perigosa peregrinação, incentivados pela igreja, na certeza de que se morressem na viajem teriam seu lugar ao céu, se sobrevivessem seriam abençoados, assim cheios de fé seguiam em caravanas para a cidade de Deus.

Existem várias versões para o inicio da Ordem, a mais merecedora de crédito relata que trinta cavaleiros de origem nobre estiveram em Jerusalém em peregrinação (ou lutaram na cruzada) e por lá ficaram. Como se destacavam em batalha acabaram sendo de grande utilidade para o rei. Esses cavaleiros também demonstraram interesse em não mais voltar e ordenar-se, terminando seus dias a serviço de Deus na Cidade Santa, protegendo-a e ao mesmo tempo salvando suas almas dos pecados anteriores. O líder desse grupo chamava-se Hougues de Payn e não tiveram dificuldades para conseguir com o rei a Casa de Salomão e algumas aldeias para tirarem seu sustento, dado a grande necessidade dos seus serviços para a instável Jerusalém. Da igreja também conseguiram diversos recursos e também terras. A Casa de Salomão nada mais era do que o local do antigo Templo de Salomão dando então origem ao nome da Ordem. Para o rei Balduíno não poderia haver um presente melhor, a Ordem não ameaçaria seu trono e ainda por cima proveria a cidade e os peregrinos da tão importante segurança. O mais provável é que isso tenha ocorrido no ano de 1119, pois não há um registro exato. 

Alguns historiadores afirmam que eram nove cavaleiros que permaneceram por nove anos, outros dizem ser trinta e a permanência de três anos, mas o fato que todos concordam é que o líder foi mesmo Hougues de Payn, seguido de outras personalidades importantes que puseram em prática o plano de fundar a Ordem militar, entre eles: Geoffroi de Saint-Omer, André de Montbard, Gundomar, Godefroy, Roral, Geoffrey Bisol, Payen de MontDésir e Archambaud de Saint-Aignan. As lendas são muitas e acabam confundindo a verdadeira história, conta-se até que escavaram o Templo de Salomão e encontraram tesouros, manuscritos, o Santo Gral e até mesmo a Arca da Aliança, mas tudo isso não passa de especulação.

No entanto é possível que a ideia da Ordem tenha nascido muito antes dos cavaleiros chegarem a Jerusalém. Hougues de Payn tinha influência com o conde de Champagne, na época o homem mais rico da França, que possivelmente havia servido a uma cruzada ao seu lado. O conde com certeza foi um grande facilitador para Payn, ou Payn o executor de seus planos. Os Cavaleiros Templários sempre foram misteriosos e cheios de segredos, receberam grandes doações de personalidades da época. O mesmo não acontecia com outras ordens que já existiam e para o mesmo fim e para fins mais nobres como os Cavaleiros Hospitalários que cuidavam dos doentes e mutilados em batalha, isso iniciou um processo de ciúmes, mas o curioso é que os Templários sempre foram muito articulados para conseguir recursos, por isso da dúvida de que existiam pessoas importantes e ocultas por trás da Ordem.

O fato é que o Oriente sempre fora um lugar misterioso, místico e antigo, o berço da filosofia, astrologia, medicina, matemática, entre outras ciências e religiões que lá surgiram e conviviam pacificamente, como o islamismo, judaísmo e cristianismo. Era sabido que o objetivo principal dos Cruzados era destruir, conquistar e implantar os preceitos cristãos a força. O mundo oriental tinha um conceito muito bem definido de heresia e era intolerante, logo, pouco sobraria com o sucesso dos cruzados. Por outro lado a fortes indícios que já existiam no Ocidente Francos-Maçons, Rosa Cruzes e outras ordens antigas que secretamente recebiam e trocavam conhecimentos com o Oriente, estas ordens eram secretas para escapar da inquisição cristã e estavam interessadas em resgatar e preservar esses conhecimentos ao mesmo tempo em que precisavam se proteger para não serem consideradas hereges. Então onde seria o melhor lugar para se esconder da igreja intolerante e tentar salvar o conhecimento antigo? Ter acesso a todo território Oriental? Confiscar todo tipo de material sem ser questionado? Entrar em contato com o "inimigo" para negociar? Mas tudo isso são apenas suposições, não pode ser comprovada e nem descartada.

Em 1128 a Ordem foi aprovada pelo papa Honório II no Concílio de Troyes e ganhou uma regra escrita por seu patrono o monge São Bernardo de Clairvaux (Claraval). A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão surgiu de forma enigmática,  prosperou de forma surpreendente, espalhou-se por toda Europa, construiu castelos e fortalezas, suas igrejas introduziram novos conceitos arquitetônicos e eram únicas, possuíam fazendas, priorados, conventos, casas e até navios de transporte e de combate, transportavam e guardavam tesouros do papa, de reis, de nobres e até o dinheiro do povo, cunhavam e trocavam moedas e criaram o conceito dos bancos atuais.  Mas, da mesma forma que surgiu desapareceu, envolta por nebulosos mistério, por isso que instiga nossa curiosidade e paixão por esta tão sublime milícia.

A Ordem dos Templários superou as demais ordens de cavalaria que já existiam e outras que vieram a existir depois, o crescimento chegou a ser violento para época. Seria a conspiração do universo que colocou as pessoas certas, na hora certa no lugar certo?

LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário