domingo, 7 de outubro de 2012

Templários - Entendendo Jerusalem

Jerusalém é o principal palco da história templária, está localizada na Palestina sendo uma importante passagem entre a África e a Ásia, por isso tornou-se motivo de disputas desde o século XV a.c.. Mas nem sempre foi assim, houveram épocas de prosperidade como no reinado de Salomão, filho de Davi, no primeiro milênio antes de Cristo, porém depois de sua morte, novamente a região passa por grandes turbulências até a chegada dos romanos que a dominaram de 63 a.c. a 638 d.c. e novamente a região teve prosperidade, embora marcada por grandes rebeliões. Durante o período do Império Bizantino a população tornou-se de maioria cristã, que era a religião oficial dos romanos na época.

Mas depois da queda do império romano os árabes dominaram Jerusalém e a mantiveram por quatro séculos, implantando o islamismo. Nessa ocasião os cristãos eram a minoria assim como os judaístas, não por perseguição religiosa mas devido as grandes perdas em violentas guerras pela disputa territorial. Como na região predominava o clima árido e desertificado, a base da economia era o comércio e a peregrinação de cristãos em visita ao Santo Sepulcro e demais locais considerados santos.

Jerusalém é considerada a cidade mais antiga do mundo e também é terra Santa para muçulmanos, judeus e cristãos, por isso se toleravam e viviam pacificamente. Não quer dizer que não haviam desavenças, mas as dificuldades de sobrevivência da época suplantavam as diferenças religiosas, pois a cidade vivia em tensão permanente devido as constantes ameaças e invasões (como até hoje). Se observarmos o curso histórico, podemos concluir que é muita pretensão alguém imaginar que qualquer disputa nesta cidade seja resolvida facilmente:

Destruída - 2 vezes
Sitiada - 23 vezes
Atacada por outros povos - 52 vezes
Capturada - 44 vezes

Justamente por ser a Terra Santa dos cristãos, importante localização nas rotas do comércio e devido ao crescimento do islamismo em direção a Europa, o papa Urbano II, juntamente com importantes autoridades eclesiásticas e seculares resolveram tomar Jerusalém e toda região dos muçulmanos. Essa ação militar foi chamada de Cruzadas e foi a maior matança de todos os tempos. A partir dai, mais tarde, surge a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, ou simplesmente Templários, com a finalidade de proteger a cidade e os caminhos para os peregrinos.

No entanto parece que Deus castigou essa terra para sempre.

LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário