domingo, 30 de setembro de 2012

Templários - A Idade Média

Iniciando no século V e terminando no XV, era uma época onde predominavam as crenças sobrenaturais, o fervor religioso do catolicismo,  os santos e a inquisição, os cavaleiros de armaduras, escudos, lanças e espadas, a exploração do trabalho dos camponeses e a desigualdade social, o comércio diversificado, a luz de velas, tochas e lampiões, os magníficos castelos de pedras e seus poderosos  condes e reis, os grandes barcos de madeira, os cobiçados tesouros de prata, ouro, pedras preciosas e relíquias de todo tipo. Contradições, conspirações, disputas, invasões, idéias complexas e muito mais   marcaram  essa época, também conhecida por Era das Trevas. Desses dez séculos em que durou, os templários estiveram em atividade em praticamente dois séculos inteiros.

A idade média marcou a história da humanidade, muitos historiógrafos afirmam que foi a mais importante devido aos acontecimentos políticos, religiosos e sociais. Também foi na idade média que as técnicas agrícolas, o comércio e as construções em geral tiveram um grande avanço, o valor histórico desse tempo é imensurável, mesmo depois de cinco séculos ainda influencia nosso modo de viver e pensar.

Olhar para esse tempo do passado e imaginar o pensamento e os costumes daquela época alimenta o fascínio pelo passado. Apesar da mente medieval ser muito diferente da atual, ainda assim podemos perceber que os sentimentos, família e ambições não mudaram muito, mas o importante é contextualizar antes de tentar compreender nossos antepassados e principalmente tentar imaginar como o homem do futuro viria a nossa época e só então tentar entender o homem medieval e os Monges do Templo de Salomão.

A idade média alavancou a passagem do homem primitivo para o homem moderno, então agora por sua vez o homem moderno está alavancando o futuro.

LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário