Alem de obter o aval do papa os Templários ainda conseguiram ser completamente independentes. O Grão Mestre se reportava diretamente ao papa, isso fez uma grande diferença. Não haviam cardeais ou bispos no meio do caminho, a ordem estava acima de todos, podiam agir por conta própria sem dar satisfação e principalmente sem precisar dividir nada com ninguém, tudo isso graças a São Bernardo. O papel dos Templários se mostrava de grande importância nos planos de ocupação da Terra Santa, então os fins justificaram os meios, a Ordem tinha um grande propósito, uma causa: os nobres guerreiros iriam restaurar a Terra de Deus domina pelos infiéis e odiosos sarracenos. Não podia existir nada mais importante do que isso para qualquer cristão decente.
quarta-feira, 31 de julho de 2013
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Templários - Hierarquia
Todo empreendimento precisa de uma estrutura, um organograma, uma hierarquia, esse é um dos princípios da administração, assim como o seu bom funcionamento provem da competência de seus lideres, é o básico para que consiga atingir seus objetivos com eficiência. A primeira estrutura formal da Ordem surgiu onze anos após a fundação com a regra de São Bernardo aprovada pelo papa Honório II em 1128, essa regra era a constituição que organizava os cavaleiros, não apenas do ponto de vista disciplinar e religioso, mas também criou a primeira hierarquia. Inicialmente teve apenas quatro níveis: Mestre dos Cavaleiros, Sargentos, Padres e Servos ou Ajudantes, Mais tarde com um número enorme de membros a hierarquia precisou ser ajustada e novas funções foram adicionadas para funcionar melhor.
domingo, 14 de abril de 2013
Templários - Outras Ordens de Cavalaria
Sem dúvida os Templários foram a principal ordem de sua época, mas outras se destacaram por desempenhar papéis fundamentais para os interesses da igreja, seja nas lutas das Cruzadas, no apoio logístico, na segurança dos nobres e dos lavradores, na manutenção dos territórios ocupados, no atendimento aos enfermos e até mesmo no treinamento militar e na guarda de valores. Também cabia as ordens as importantes construções, como igrejas, castelos, fortificações e instalações de apoio, além de levar o sacerdócio para as regiões onde estavam instalados. Naquela época ser um monge guerreiro era um prestigio muito grande e muitas vezes era restrito as nobres famílias da Europa.
sábado, 16 de março de 2013
Templários - São Bernardo, o Patrono da Ordem
Falar dos Templários e não mencionar o monge Bernardo de Clairvaux (se lê Claraval) seria uma grande injustiça. O monge pertenceu a Ordem Católica de Cister, ingressou em 1112 quando na ocasião ainda convenceu mais trinta pessoas, entre amigos e parentes, a iniciarem juntos a vida monástica. Mais tarde converteu também toda sua família que fizeram o mesmo, incluíndo pai, irmão e a irmã a tomar o hábito em outra ordem. Isso tudo demonstra o seu grande poder persuasivo, desenvolvido desde cedo e o quanto a sua influência na igreja estava por crescer. Não demoraria para o monge se destacar e tornar-se abade na pobre ordem e mais tarde o número dois em influência em toda a igreja, ficando para trás apenas do papa Honório II.
Assinar:
Postagens (Atom)